O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano , que exige ativação constante de seus músculos e tendões. Os músculos mais importantes para o funcionamento do ombro formam um conjunto chamado manguito rotador , que inclui 4 músculos: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. As estruturas ósseas que formam o ombro (úmero, escápula e clavícula) apresentam menos estabilidade do que outras articulações para permitir grande mobilidade articular, o que também causa dor em algumas circunstâncias.
A dor no ombro é um sintoma muito comum. Podemos dividir as dores do ombro em dois grupos: as dores de origem muscular , que acometem principalmente a região posterior, ao redor da escápula , principalmente o músculo trapézio ; e as dores com origem na articulação , que geralmente aparecem na parte da frente do ombro e lateral do braço , desencadeadas por alterações da cartilagem, ligamentos ou tendões.
As alterações do manguito rotador são a causa mais frequente das dores articulares do ombro . Podemos dizer que o manguito funciona como um coxim que traciona a cabeça do úmero , realizando os movimentos de elevação e rotação do ombro . Além disso, tem a função de estabilizar a cabeça do úmero para que outros músculos mais potentes, como o deltóide e o peitoral, façam sua função.
Bursite é o nome que se dá à inflamação da bursa , que é uma película que recobre o manguito rotador , diminuindo o atrito sob o túnel ósseo por onde os tendões deslizam. Diferentes situações, como movimentos repetitivos de elevação do ombro , sobrecarga articular, tendinites ou rupturas do manguito causam atrito da bursa sob o túnel ósseo, levando à inflamação.
A bursite costuma ser consequência das alterações do manguito e não o fator inicial do quadro de dor. As tendinites e rupturas do manguito estão relacionadas a fatores degenerativos , como uma menor vascularização do tendão, e fatores mecânicos, como o estreitamento do túnel ósseo de deslizamento do tendão . Além disso, fatores relacionados ao estilo de vida, como sobrecarga, movimentos de repetição, lesões esportivas e traumatismos, geralmente estão envolvidos.
O tratamento da tendinite do manguito rotador e bursite é realizado de acordo com o estágio da lesão . Em fases agudas inflamatórias, antiinflamatórios e diminuição de esforços físicos são indicados. Infiltração com anestésico e corticóide também são utilizados nos casos mais limitação. Nos pacientes com dor crônica , o tratamento é focado em reabilitação do ombro, com reforço muscular, estabilização escapular e progressão para treinamento funcional .
O Dr. Fernando Brandão realiza cirurgias em diversos hospitais de São Paulo. Veja abaixo os principais:
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar
Itaim Bibi, São Paulo - SP
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.