O manguito rotador é um conjunto de 4 músculos originados na escápula, responsáveis pelos principais movimentos do ombro. Os tendões do manguito conectam-se à cabeça do úmero, exercendo a força de elevação e rotação do braço.
Os tendões do manguito rotador podem sofrer um processo de degeneração denominado tendinose, ou tendinopatia. O principal sintoma deste processo é a dor relacionada ao movimento. Quando a lesão progride, formam-se fissuras ou rupturas, tornando os sintomas mais constantes, com dor e perda de força. O diagnóstico é baseado na avaliação clínica e por exame de ressonância magnética.
O tratamento das lesões do manguito rotador depende do grau da lesão, tempo de evolução e características do paciente. A tendinopatia do manguito é tratada com correção das atividades de sobrecarga e medidas para promover regeneração tendínea, geralmente com o auxílio de fisioterapia. Quando existe quadro inflamatório agudo, a infiltração de corticóides ou uso de anti-inflamatórios contribuem no tratamento.
Rupturas completas (lesões transfixantes) podem ter indicação de tratamento cirúrgico, dependendo do tamanho e tempo de evolução. O reparo do manguito rotador é realizado por cirurgia com vídeo-artroscopia ou aberta, promovendo a cicatrização do tendão e melhora funcional, na maioria dos casos.
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.