A clavícula é um osso curvo que conecta o tórax ao membro superior. Ela dá forma à parte superior do ombro, acima da região peitoral, e é facilmente visível e palpável. O posicionamento correto da escápula durante a movimentação do ombro depende da integridade da clavícula.
A fratura da clavícula ocorre principalmente em quedas de bicicleta, acidentes de moto ou acidentes esportivos, com impacto do ombro contra o solo. O diagnóstico costuma ser evidente pela presença de dor e deformidade sobre a clavícula. A confirmação é realizada por radiografias e, eventualmente, exames de tomografia ou ressonância, se existirem suspeitas de outras lesões.
A clavícula pode ser fraturada em diferentes locais (terço lateral, médio ou medial) e pode ter diferentes graus de desvio ósseo. As fraturas pouco desviadas podem ser tratadas de forma não-cirúrgica, com a utilização de tipoia por 4 a 6 semanas, até a formação de calo ósseo. Nas fraturas com desvios significativos, é indicado o tratamento cirúrgico para alinhamento ósseo e fixação.
A técnica mais utilizada é a fixação com placa pré-moldada específica para clavícula, que permite bom alinhamento ósseo e resistência suficiente para movimentação em poucas semanas. O acompanhamento radiográfico é importante para avaliação da consolidação óssea.
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.