O bíceps é um músculo importante do braço, que realiza movimento de flexão do cotovelo e rotação do antebraço (supinação). O tendão do bíceps pode apresentar rupturas tanto na sua porção superior, na região do ombro, quanto na parte inferior, no cotovelo.
A ruptura ocorre geralmente de forma brusca, durante a realização de esforços físicos. É comum existir processo degenerativo prévio, causado pela prática de exercícios ou atividades de trabalhos com sobrecarga. O tendão com fragilidade prévia (tendinopatia) apresenta maior risco de ruptura espontânea durante esforços.
Na ruptura do bíceps no cotovelo, existe quadro de dor aguda com perda de força na fase inicial. É comum existir deformidade aparente do bíceps com retração do ventre muscular em direção superior, criando um aspecto de vazio na parte inferior do braço, chamado de "sinal do Popeye" reverso. Após a fase aguda, a força de flexão costuma ter boa recuperação, mas a força de supinação do antebraço fica diminuída, caso o tendão não seja reparado.
O tratamento é realizado preferencialmente de forma cirúrgica. No procedimento, o tendão é reconectado ao rádio (osso do antebraço), onde realiza a ação de flexão do cotovelo e supinação. O resultado da cirurgia costuma ser bom, com recuperação completa da força. Alguns pacientes com menor demanda física, idade mais avançada ou com boa compensação por outros músculos podem ser tratados de forma não-cirúrgica.
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
O Dr. Fernando Brandão realiza cirurgias em diversos hospitais de São Paulo. Veja abaixo os principais:
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar
Itaim Bibi, São Paulo - SP
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.