A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso com formato triangular localizado na parte posterior do ombro, que forma a articulação do ombro, juntamente com o úmero e a clavícula. A escápula é o ponto de origem da maioria dos músculos do ombro, incluindo os músculos do manguito rotador.
Fraturas da escápula são lesões menos comuns que outras fraturas do ombro. Devido à grande cobertura muscular e por estar próxima ao tórax, a escápula é protegida durante traumatismos, sofrendo menor impacto que estruturas mais superficiais, como a clavícula. Fraturas da escápula ocorrem em traumas de alta energia, como acidentes automobilísticos, e geralmente estão associadas a lesões mais graves, como trauma torácico.
O diagnóstico é realizado por radiografias e tomografia, e apesar da gravidade da lesão, a dor na escápula pode ser menos percebida, devido à proteção muscular e à presença de outras lesões. Pode existir deformidade no contorno do ombro e a presença de estalos e crepitações durante a movimentação da região.
O tratamento depende do grau de desvio ósseo e das condições clínicas dos pacientes. Algumas fraturas da escápula, mesmo com desvios significativos, são tratadas de forma não-cirúrgica, quando a superfície articular não está acometida. Fraturas com comprometimento articular são tratadas cirurgicamente, em procedimentos com grau elevado de complexidade.
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
O Dr. Fernando Brandão realiza cirurgias em diversos hospitais de São Paulo. Veja abaixo os principais:
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar
Itaim Bibi, São Paulo - SP
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.