Rigidez articular é a perda de movimento de uma articulação, causando limitação funcional. Diferentes patologias causam rigidez do cotovelo, incluindo lesões traumáticas e doenças reumatológicas.
Fraturas que acometem os ossos do cotovelo, frequentemente, geram limitação da mobilidade nas fases iniciais. Na evolução natural da lesão, deve ocorrer ganho progressivo da mobilidade, em algumas semanas. Quando não existe recuperação com reabilitação, deve ser realizada avaliação especializada. O uso de imobilização com gesso é uma causa frequente de rigidez do cotovelo, e deve ser mantido pelo menor tempo possível, apenas em casos em que seja totalmente necessário.
A rigidez não-traumática do cotovelo é causada principalmente por doenças inflamatórias ou reumatológicas. Deve ser investigada por ortopedista em conjunto com reumatologista. Exames de imagem e laboratoriais são necessários para definir o diagnóstico.
O tratamento da rigidez do cotovelo depende da causa e tempo de evolução. Na maioria dos casos, é indicada a realização de fisioterapia para ganho de amplitude de movimento. Porém, em alguns casos com sequelas de fraturas ou com a formação de ossificações que bloqueiam o movimento, o tratamento cirúrgico é necessário como primeira opção terapêutica.
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.