O olécrano é a saliência óssea palpável na face posterior do cotovelo, utilizada para apoio do cotovelo em diferentes situações, como o apoio sobre os braços de uma cadeira ou sobre uma mesa. A bursite do olécrano é a inflamação da membrana que reveste esta superfície óssea.
A função da membrana de revestimento, chamada bursa sinovial, é promover lubrificação e proteger áreas de saliência óssea. Ela está presente em diferentes articulações, como o ombro, cotovelo, joelho e quadril. Quando existe atrito sobre esta membrana, ocorre inflamação (bursite), causando dor e aumento de líquido.
A bursite do olécrano causa aumento de volume na face posterior do cotovelo, geralmente com consistência flácida ou líquida, com pouca ou nenhuma dor à palpação. A mobilidade do cotovelo está normal. A principal queixa é o incômodo ao apoiar o cotovelo, causado pelo aumento do volume. Pode haver reação inflamatória na pele e alguns casos podem apresentar infecção.
Bursites com volume pequeno, sem sinais de infecção, podem ser tratadas com cuidados locais e prevenção de atrito, existindo regressão espontânea em grande parte dos casos. Na presença de volume significativo ou por tempo prolongado, é realizada punção com agulha para esvaziamento do líquido e infiltração com corticóide para se evitar a recidiva. Na presença de sinais de infecção, é indicado o uso de antibióticos.
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.