A capsulite adesiva é um processo inflamatório da cápsula do ombro. Sua principal característica é a perda de mobilidade articular, sendo também conhecida como "ombro congelado". Pode se iniciar de forma espontânea, sem causa conhecida, ou ser secundária a outras patologias, como diabetes, infecções e doenças inflamatórias.
O sintoma inicial da capsulite adesiva é dor no ombro, de forma semelhante à bursite ou tendinite. A dor aparece principalmente em movimentos de rotação e costuma ser pior de manhã, melhorando parcialmente ao longo do dia. Com a progressão da doença, ocorre perda de mobilidade e limitação funcional. Atividades básicas, como fazer a rotação do braço para colocar uma blusa ou casaco, passam a ficar limitadas.
O diagnóstico é realizado principalmente pela história clínica e exame físico, e é confirmado por exame de ressonância magnética. A evolução divide-se em 3 fases, que no total podem durar 1 ano ou mais:
O tratamento é individualizado de acordo com a fase. Inicialmente, são utilizados anti-inflamatórios para controle da dor e reabilitação para manutenção da mobilidade. Na fase de congelamento, é indicado a realização de fisioterapia para alongamento da cápsula articular. A infiltração e manipulação articular do ombro são utilizadas nos casos com rigidez avançada ou duração prolongada.
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
O Dr. Fernando Brandão realiza cirurgias em diversos hospitais de São Paulo. Veja abaixo os principais:
Obrigado por entrar em contato!
Em breve retornaremos.
Oops, parece que houve um erro.
Tenta novamente mais tarde.
WhatsApp: (11) 99778-6600
R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar
Itaim Bibi, São Paulo - SP
R. Haddock Lobo, 131, Cj. 903
Cerqueira César, São Paulo - SP
Responsável Técnico: Fernando Brandão de Andrade e Silva - CRM-SP: 112045
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.