ÁREA DE ATUAÇÃO

Lesões do Cotovelo

As lesões mais comuns do cotovelo são causadas pela degeneração de tendões e traumatismos ocorridos em atividades esportivas ou esforços repetitivos. Diferentes patologias podem causar perda de movimento do cotovelo e devem ser tratadas de forma adequada para se evitar este tipo de complicação.


Agende uma Consulta

Saiba mais

Dúvidas Frequentes

  • Qual a causa mais comum de dor no cotovelo?

    A epicondilite lateral é a principal causa de dor, e está relacionada à degeneração e inflamação dos tendões extensores do antebraço. Outras causas comuns são a inflamação de outros grupos de tendões, incluindo os tendões da parte interna do cotovelo (epicondilite medial) e do bíceps.

  • A infiltração pode ser utilizada no tratamento das lesões do cotovelo?

    Para casos selecionados, a infiltração pode ser benéfica. Na bursite do olécrano, a realização de punção para esvaziamento do líquido e infiltração com corticóide é vantajosa. Em alguns casos de inflamação intra-articular, a injeção de corticóide ajuda na melhora do quadro. Novos tratamentos com injeção de PRP e ácido hialurônico têm sido utilizados para tendinopatias do cotovelo, com estudos ainda em desenvolvimento.

  • A dor no cotovelo relacionada a exercícios de força ou esportes pode evoluir para lesões mais graves?

    Toda dor recorrente durante a prática de exercícios deve ser investigada. Dores esporádicas que melhoram espontaneamente geralmente são causadas por tendinopatias. A dor persistente e recorrente pode indicar acometimento da cartilagem ou lesões estruturais dos tendões. Praticantes de exercícios de carga com hipertrofia muscular ou esporte de alto rendimento costumam ter menor percepção da dor e podem desenvolver lesões avançadas antes de procurar atendimento médico. 

Conheça o Profissional

Fernando Brandão de Andrade e Silva

CRM-SP: 112045

  • Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
  • Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
  • ​Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
  • ​Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
  • ​Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
  • ​Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.
SAIBA MAIS
Share by: