Capsulite Adesiva (ombro congelado)

Lesões do Ombro:

Capsulite Adesiva

(ombro congelado)


A capsulite adesiva é um processo inflamatório da cápsula do ombro. Sua principal característica é a perda de mobilidade articular, sendo também conhecida como "ombro congelado". Pode se iniciar de forma espontânea, sem causa conhecida, ou ser secundária a outras patologias, como diabetes, infecções e doenças inflamatórias.

 

O sintoma inicial da capsulite adesiva é dor no ombro, de forma semelhante à bursite ou tendinite. A dor aparece principalmente em movimentos de rotação e costuma ser pior de manhã, melhorando parcialmente ao longo do dia. Com a progressão da doença, ocorre perda de mobilidade e limitação funcional. Atividades básicas, como fazer a rotação do braço para colocar uma blusa ou casaco, passam a ficar limitadas.


O diagnóstico é realizado principalmente pela história clínica e exame físico, e é confirmado por exame de ressonância magnética. A evolução divide-se em 3 fases, que no total podem durar 1 ano ou mais:

  • Fase inflamatória: dor e limitação inicial;
  • Fase de congelamento: perda de mobilidade (melhora parcial da dor);
  • Fase de descongelamento: recuperação gradual da mobilidade;


O tratamento é individualizado de acordo com a fase. Inicialmente, são utilizados anti-inflamatórios para controle da dor e reabilitação para manutenção da mobilidade. Na fase de congelamento, é indicado a realização de fisioterapia para alongamento da cápsula articular. A infiltração e manipulação articular do ombro são utilizadas nos casos com rigidez avançada ou duração prolongada.

Fale Comigo

Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!

Conheça o Profissional

Fernando Brandão de Andrade e Silva

CRM-SP: 112045

  • Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
  • Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
  • ​Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
  • ​Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
  • ​Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
  • ​Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.
SAIBA MAIS
Share by: